arte na educação: aqui tem aquário e nele tem peixes (por enquanto).




























havia uma aquário no corredor rumo à biblioteca e de frente ao jardim interno. os peixes não eram lá tão felizes. aquário é gaiola com água e a água não era efetivamente bem tratada , embora não fosse de todo, abandonada. o aquário é belo mas, é uma falha assim como gaiolas de pássaros. e peixes, são pássaros das águas.

porém, lá pertencia a escola. então, fizemos um trabalho intenso e denso sobre peixes, rios, respeito, necessidade (ou não) de aquários, e também sobre o visual e plástico, as nuances da água, cores, formas... assim como dos peixes, dos enfeites da gaiola de vidro, o vidro e a água em suas transparências... movimentos. ouvimos músicas enquanto desenhávamos, temas de águas e peixes.

então, as crianças, após falas ouvidas e faladas e observações visuais e plásticas também feitas, desenharam. usaram de cores e observaram de novo.

como é rico este pequeno espaço desta escola (e esquecido do corpo docente.... que pena.....)

o mural tem um fundo que eu fiz a partir dos tons da água no aquário e os peixes que eles finalizaram a partir de meu recorte. e nos cadernos de cada um@, mais desenhos, de observação ainda e contato direto com o que foi apresentado e proposto. em três aulas.

gmf. e crianças de 7 anos (1º ciclo)

Comentários