arte na educação: arte das crianças com a arte da professora artista.

  


eu levei uns tecidos com impressões em serigrafia que fiz certa vez ainda na faculdade, durante minhas pesquisas visuais, conceituais, estéticas e reflexivas em arte. 



  


  


obviamente que, as imagens tem/tiveram um significado pra mim, e meu trabalho mas eu apresentei-as (juntamente com o suporte em tecido - que não é simples suporte e sim, parte da pesquisa) às crianças e deixei que elas as lessem visualmente e colocassem palavras sobre o que observavam (as palavras na lousa são algumas das apresentações feitas pelxs estudantes).

 



  


claro que deveriam tocar os tecidos impressos, à vontade. e foi em próprias escolhas que decidiram sentir o tecido (com várias partes do corpo, da pele) e não somente observá-lo com as mãos e olhares.




  

etapa seguinte, a releitura, criando também suas imagens de acordo com o que viram, sentiram e observaram. entreguei exclusivamente o papel branco e umas forminhas de papel coloridas. a orientação foi somente a de que fizessem algo parecido com o que tinham observado e percebido.


 


    





  



gmf. e turmas de 8/9 anos. (3º ano 2º ciclo)

Comentários