referência cultural: no IV ENA (encontro nacional de agroecologia). resistências. culturas e saberes populares. ousadias.

o IV ENA (bh), foi um respiro diante do cenário cambaleante em termos políticos-sociais, no brasil.
muita demonstração viva de atuações reais de resistências, lutas e saberes do povo brasileiro de todos os cantos, sertões e roças. vidas simples, verdadeiras e de trabalhos. buscas por convivências respeitosas entre seres humanos e estes com a natureza. demonstrações das variedades ricas, brasileiras. pessoas de todo o país, idades, gêneros, 'classes', crenças.... unidas na crença em comum: o saber e o trabalho transformam. e transformam, mesmo!
pude prosear com senhorinhas de santarém (pará), indígenas de várias regiões (e do amazonas), moças e moços de sertões fisicamente distantes. ver manifestações culturais de vários grupos. comer bem e provando sabores regionais, e sem veneno. ver as pessoas de todos os lugares se expressando nas buscas pelas melhorias do planeta e de nós... de si mesmas, talvez. intelectuais como expectadores. rodas de conversas e debates onde a academia foi a coadjuvante. trocas, interações, sorrisos e olhares de simpatia e sem quaisquer outro interesse imediato. colocações de necessidades e desbravamentos. proximidades. aproximações de ideais junto ao ideal maior: bem estar e harmonia de todas e todos. que se multipiquem estes momentos. multipliquemos!

não! não nos esqueçamos mais! que tenhamos memória e que saibamos nossa história! e que aprendamos a votar!

   
     
  
  










fotos: gmf.


Comentários

Anita disse…
Fantástico...fanrastico