arte na educação: mini caixa: cabe uma festa!










tenho trabalhado com caixas com os meninos! desde o início deste ano, a cada duas semanas, mais ou menos, levo uma caixa para as salas. objeto da aula! objeto de observação, interação e imaginação. estamos na 6ª caixa mas, a aula cujas imagens apresentei acima são da penúltima que trabalhamos: a mini caixa onde, acreditem, cabe uma festa! os meninos acreditaram após a aula! melhor, durante a aula! na verdade, há um relato de uma festa linda que eu mesma descrevi, pensando nas crianças e... como elas, enquanto escrevia! o relato está no papelzinho sanfonado dentro da caixinha. que curiosidade, abrir caixas pra fuçar!
os desenhos acima, são da vizualização da festa por parte das crianças durante a atividade!
eis a descrição da festa:
Eu estive numa festa muito grande! Lá não faltaram balões! Eram de todas as cores e de formas conhecidas e outras estranhas. Eles, se escapavam das mãos ou do enfeite, subiam e ficavam arranhando o teto, querendo sair do salão prá irem visitar o mundo! Mas, tinham também duas pessoas de circo! Faziam malabares incríveis! Você imagina alguém segurando um copo com o nariz?! As roupas que os dois vestiam pareciam do teatro. Com rendas, fitas, chapéus, botas que nunca vi! Nesta festa, tinha bolo e era de aniversário. Mas, o aniversário não era de um amigo e nem era o meu. Tava escrito de açúcar colorido em cima dele: aniversário de criança. De comer, além do bolo de recheio delicioso, tinha suco natural de frutas lindas e sadias, docinhos de todos os sabores e pipoca!!! Pipocando em nossas bocas! Sim, na festa haviam muitas pessoas! E eu conhecia quase todas! O pessoal da escola, da rua, e meus primos e irmãos! Mas, quem nos serviam não eram nossos pais, tios ou avós, nem as professoras e professores. Acho que eram amigos de toda gente! Veio alguém contar uma história, depois que todo mundo comeu o bolo todo. Era um senhor baixinho de boné. Ele, primeiro nos entregou chapeuzinhos de cone com desenhos muito bonitos e depois começou. Mas, eu não me lembro o que ele contou... a festa, acho que foi ontem. E eu, acho que sonhei.

Comentários

Andreia Sun disse…
As carinhas, gente! Que coisinhas mais lindas! Todo mundo empolgado.
denise miranda disse…
você compartilha seu blog com os alunos? acho que os olhinhos iam brilhar muito ao se verem compartilhando as "fazeduras". e com sucesso!!
aprendiz. disse…
... pois então, embora já tenha despertado em mim um desejo de lhes mostrar o blog, ainda não o fiz. as condições de computador e internet lá na escola não são exatamente propícias ao uso coletivo. tem sido uma pena não mostrar-lhes... mas, seu comentário me faz repensar sobre encontrar alguma forma de fazer esta apresentação a eles! afinal, merecem e têm sido co participantes no blog, né?
valeu!
Oi Giane
Obrigada pela visita no meu blog. Aproveito para compartilhar que trabalhei com meus alunos há uns anos atrás. Trabalhei com a caixa como suporte e ao finald o ano apresentei a Mostra dos trabalhos na exposição Em(caixas). Acho que postei alguma coisa e vou localizar.
Parabéns!
Beijos
aprendiz. disse…
sabe, beloní, também vou trabalhar ainda com a caixa como suporte direto de intervençao. fiquei curiosa em ver o trabalho de vocês. se há alguma postagem sobre esta atividade, gostaria de vê-la. obrigada.