referência cultural: gambiarras domésticas







“Uma gambiarra é, na sua definição formal, solução inteligente por tempo indeterminado para um problema aparentemente sem solução ou não previsto.” (desciclo.pedia.ws/wiki/Gambiarra)
As gambiarras sutis da minha mãe me chamam a atenção há algum tempo, desde que eu me tornei uma pessoa mais observadora. E desde que eu passei a acompanhar um pouco os trabalhos do colega de faculdade, o artista plástico Paulo Nazareth. (!)
Minha disposição a observar me permitiu perceber as soluções encontradas por minha mãe no dia a dia doméstico, com um olhar mais poetizado e um pouco mais entendedor das buscas das pessoas e suas alternativas materializadas ou não, na resolução de algum problema.

Comentários

denise miranda disse…
gambiarra, como adjetivo, tb pode ser tosco, feio, mal arrumado! mas acho que, principalmente a primeira foto, que eu adorei, as soluções podem bem ser consideradas "design alternativo" (não sei se os designers de produto, aqueles "de grau superior", vão achar isso ruim...). mas é muito bonito esse seu olhar pras coisas miúdas da vida! mais ainda quando nos leva junto!
aprendiz. disse…
legal! "design alternativo"! bom, talvez algum designer de grau superior" também ache que as buscas por soluções práticas no dia a dia das pessoas, possa servi-lhes de alguma referência em algum momento em seus trabalhos. não?!
denise miranda disse…
espero muito que sim! foi só uma brincadeira que fiz com aqueles muito orgulhosos do seu "grau superior".
aprendiz. disse…
é! as vezes, as gambiarras são infalíveis e dispensam curso preparatório na academia!