operação tapa buracos













na praça gomes freire, em mariana/MG, eu e fernanda c. realizamos a operação tapa buracos II. esta intervenção não foi anônima como a anterior(que aqui apresentei). nos pusemos a tapar algumas pequenas frestas do piso da praça em meio aos passantes. alguns, curiosos.
a curiosidade – como mencionou fernanda – é uma primeira reação do público que nos satisfaz (sim! sem receio de afirmar!). é o momento em que, metaforicamente, o expectador ‘morde a isca’. e a curiosidade se manifesta mesmo naqueles que não presenciaram a disposição dos ‘corpos estranhos’ ao lugar, naquele espaço. é certo, não são todos os ‘curiosos’ ou instigados, mas e daí?! importante é comunicar-se com alguém, não com o mundo todo!
o vermelho atrai. o que quebra a rotina – como os ‘pequenos tufos de grama vermelha de papel’ em meio à praça – causa estranhamento e curiosidade, e atrai. pessoas se dispondo a sair de um vai e vem óbvio, atrai. embora, não a todos e mesmo que não seja a todo tempo.
enfim, o momento foi quase efêmero, mas duradouro devido ao fato de termos nos comunicado com as pessoas em seu lugar de trânsito!

operação tapa buracos II
poética intervenção na rua
(praça gomes freire – jardim. mariana/MG)
janeiro/2010
gianemf e fernandacm

Comentários

Cristina disse…
tô adorando essa operação! Linda, tudo a ver com vc. Comecei a ver os buracos dos chãos por onde passo de maneira diferente, é claro. Fico procurando os buracos preenchidos e pensando em como preencher os "vazios". Lindo trabalho! Bjs!
Cristina disse…
Ainda em tempo: o blog tá lindo, vc tá construindo um espaço muito bacana. Certamente, qdo possível, ele será uma de minhas referências para o trabalho com as crianças.
aprendiz. disse…
é. eu sempre penso, de alguma forma, em como preencher os "vazios", e apresentá-los ao materializar minhas tentativas.
obrigada pelos comentários e fico contente que algo meu sirva para os pequenos na umei-bh, te dando idéias além das tantas que vc apresenta!
obrigada.
Anônimo disse…
Noh minina Vi suas fotos e deu saudade da Fernanada e dos tempos do Grupo.
Abraços
Camila
aprendiz. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
aprendiz. disse…
oi, camila. fez uma visitinha, né?
vc teve saudades do vieses?! é... mas, valeu a pena!
bom, tb tenho saudades de pessoas que nao estao mais por perto.
(...)
obrigada.
bye.
Unknown disse…
Que intervenção curiosa....
Gostei d+
Andre Locadora
Tina e Andre
aprendiz. disse…
que bom que gostou! e te tocou, mesmo nao tendo estado lá, né?
sua disponibilidade de "ver" é o que também proporciona as dimensões do que apresento.
obrigada, de novo.