arte na educação: auto retratos de antes e depois imaginado.


num momento onde trabalhamos com identidade, aparência e auto percepção (além de tons reais de peles - e, brasileiras), xs meninxs do 5º ano fizeram auto retratos de antes (como se veem) e depois (como se imaginam ou gostariam, no futuro). eis alguns resultados e eles, claro, tem variações:


  

alguns (as), só querem ser elxs mesmos ou um pouco modificados.

 

ainda que tenha sido frisado questões de variedades de tons de pele e conversado em grupo sobre o que é ter tom de pele diversa (e a negra) no brasil, houve uma meninx que declarou em seu desenho e também em palavras, o imaginar-se de pele clara (e isto é muito compreensível e respeitado. embora com certeza, nestes parênteses, aproveito para reforçar que o tema deve ser trabalhado com mais efetividade e responsabilidade pelas escolas. trata-se inclusive do cumprimento de lei federal 10.639/03.)




e teve menino de pensamentos mais libertos e abstraídos.

  
  
 
 ... mudar os olhos e o olhar...


  
também, meninxs de pele clara se imaginando negrxs. 

 

   
 
 e os que querem virar adultos. descolados, estilosos, chamativos, felizes...


obsevei aqui, que as crianças se colocaram de verdade. foram três aulas consecutivas neste trabalho (que foi exposto em parede de área comum na escola). gostaram de se ver, se imaginar, se buscar enquanto indivíduo existente num/ou nuns contexto(s).

gmf. e 5º ano 2º ciclo (10/11/12 anos).

Comentários