arte na educação: observação de um momento em roda.

estavámos eu e @s estudantes de 7 anos em roda, sentand@s no chão. a aula interativa foi sobre sensibilização quanto à algumas sonoridades e/em instrumentos cotidianos e/ou alternativos. não dou aulas de música. não tenho esta formaçao. mas, apresento às crianças algo que seja para sensibilizá-las e abrir-lhes um pouco alternativas musicais - que lhes possam servir de alguma maneira, não somente dentro como fora da escola, diante de suas experiências e escolhas próprias (tenho uma experiência em musicalidade adquirida em estudos e práticas com danças, de anos).
enfim, estavámos sentados em roda no chão e ao final da aula, mostrei-lhes um mini acordeon como último instrumento do dia. abri-o e fui logo dizendo a el@s que eu não sabia tocar o instrumento mas iria mostrar-lhes algo dos sons que ele solta ao ser 'manipulado'. e então, as mãos da roda se levantaram juntas, automaticamente e em uníssono falaram: - " eu sei!"

gmf. e estudantes do ano2 do ciclo1.

Comentários