segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

referência artística: efigênia rolim e o universo que é seu.


visitei efigênia rolim, que veio ministrar oficina para crianças. juntas, construindo o penenem - um instrumento de sopro artesanal, para “se comunicar com a floresta”.
a senhorinha miúda e esperta, com mais de 80 anos, é figura e presença marcantes. seu trabalho é expressivo, belo e carregado de histórias. ela diz que aproveita pra fazer arte com o que as pessoas comuns consideram lixo. muitos acham que ela é louca, ela fala, mas enfatiza que tem mesmo “umas doideiras”.
sua matéria prima vem do descarte alheio. seu universo é poético, com um tanto de infância e também surreal em imaginação.
e por fim, ela corre, corre, corre e se joga no chão com as pernas para o alto, balança o corpo e se levanta sem dificuldades. após os contos, vai ao papel de bala, para a construção plástica.
que satisfação a minha, em ouvir um pouco a efigênia, com seus casos e bonecos, só pra mim, por alguns minutos.
e, o que completa o deleite de sua obra e presença é a peça teatral de sua sobrinha neta lélia rolim e companhia, “eles também falam de amor”. a peça é magia, simplicidade, ‘intimidade’ e vida em poesia e plástica!  
gmf.





registro fotográfico gmf.




Nenhum comentário: