arte na educação: transformando com as mãos










primeiro, os meninos contornaram com lápis suas próprias mãos no papel. então, recortaram. A proposta inicial era de que após a primeira etapa, eles iriam fazer interferências com desenhos nas mãos a partir do estímulo “como posso transformar com as minhas mãos?”. mas é claro, as crianças foram além por conta própria. começaram a usar a contra forma no recorte nos pedaços de papel, a usar a forma para mostrar outras idéias e também a desenharem nas mãos, mesmo, brincando e principalmente, experimentando e explorando bastante várias possibilidades de interação com a proposta. esta foi uma aula que eles gostaram muito. (não disse ainda mas, eu leciono em 8 turmas) não levei esta atividade a todos por questões rotineiras de trabalho. mas, o fato é que nas duas turmas apresentadas nas fotos acima, a atividade foi gratificante.
ainda, após os desenhos nas formas-mãos-bidimensionais, eles iam até o quadro fixá-las - o que fizeram, dando palmadas! - interferindo no desenho a caneta que lá eu havia feito, compondo um novo desenho-colagem, pouco a pouco, coletivamente.

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