arte na educação: desenhos








o que é desenhar? seguir os passos de uma linha?! hachurar um pedaço de espaço?! traçar os contornos bidimensionais de alguma coisa que existe na tridimensão?! (...) o que importa para as crianças é expressarem-se! sendo sinceras (quase sempre) com suas vontades e conhecimentos prévios sobre o assunto, os novos aprendizados e a técnica em questão.
acima, estão alguns resultados honestos das crianças. em aulas diversas, sobre estímulos variados em aula, mas... outra vez com a faixa etária de 8/9 anos.

Comentários

Andreia Sun disse…
Que massa!
Admirável seu trabalho com essas crianças. Em toda a minha vida escolar nunca tive uma aula de educação artística desse nível, que pudesse me despertar dessa maneira.

Parabéns novamente pelo trabalho!
Anônimo disse…
Que belo resultado... Adoro ver e apreciar o desenho das crianças. Talvez uma forma de expressarem o que pode estar contido por outra vontade e linguagem que não é estimulada, por diversos fatores, nós sabemos...
Gostaria e desejo que continue como Arte/educadora, eficiente, como tem demonstrado, apesar da pouca experiência, parece que bebes desta fonte a tempos.
Parabéns e tu sabes que aprecio "os teus trabalho" belos e serenos.
Bjs e sucesso......................
Hedy Namarr
aprendiz. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
aprendiz. disse…
obrigadas!
andreia, hoje em dia, muitas professoras (e professores) de arte buscam o trabalho em arte educação onde a criança e o adolescente possam se expressar mais.
hednamar, você tem razão, nós sabemos das dificuldades existentes em proporcionar ao estudante a expressão em linguagens mais diversas. eu tenho tentado diversificar ao máximo dentro do meu (e dos outros) possível, levando estímulos diferenciados e instigando mais as criações dos meninos e meninas... mas, realmente ainda não pude trabalhar linguagens que exigem maiores espaços, turmas menores, entre outras condiçoes... algumas, talvez tão cedo eu vá poder explorar.
no mais, minha experência está se formando agora e acredito, honesta.
sei que também é uma lutadora sincera na área da arte educação e desejo sucessos em sua empreitada por aí!
ah... os desenhos infantis realmente são prazerosos de se apreciar! são estímulos prá mim, também, enquanto desenhista.